evoluçao da ciencia
Introdução
No relatório a seguir, iremos analisar o papel e o processo de evolução da ciência, passando pela ciência na Grécia e na época medieval e o modo como se relacionam com a formação da historia como a conhecemos. Pode-se dizer que a ciência surgiu como filosofia na Grécia antiga entre os séculos VI e VII. Esta era conhecida como filosofia pré-socrática, e se caracterizava por ser uma linha de ‘explicações’ que tendiam a ser baseadas não no conhecimento mítico, mas sim no conhecimento obtido por experiências, porem com o mesmo objetivo, a busca pela arché, ou seja, o principio de todas as coisas. Mas mesmo ainda retendo traços de fundamentos míticos em suas teorias, a filosofia e ciência permanecem vinculadas.
Ao que se refere á ciência medieval, esta se deu basicamente pelo grande numero de descobertas no campo da filosofia natural, que trata do conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material, e não busca uma descrição dos fenômenos da natureza, mas procura chegar à essência dos entes que possuem corpo, tem por objeto formal o ser das coisas corpóreas.
Na idade media, a produção intelectual da Europa foi minada de dificuldades, devido á perda de acesso ao conhecimento construído até então, dificuldades estabelecidas principalmente pela igreja. Entretanto, com o chamado renascimento do sec. XII, foi reestabelecido o interesse pela investigação da natureza, desenvolveu-se dando ênfase na logica e advogava o empirismo, a partir do ponto em que se entendia a natureza como um sistema regido por leis que poderiam ser explicadas pela razão.
Filosofia e Ciência
Segundo o dicionário Michaelis, Ciência é "Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem." e "Soma dos conhecimentos práticos que servem a determinado fim.". Analogamente, no mesmo dicionário, encontramos a seguinte definição