construindo catavento
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut
Os moinhos para bombear água movidos a energia eólica que normalmente se encontram nas zonas agrícolas e também em meio urbano, são construídos industrialmente. Quase sempre a turbina é montada numa torre de ferro bastante resistente com uma base bem larga, pois é necessário que ela resista não só à força do vento quando ele sopra a níveis considerados dentro dos parâmetros normais, mas também a possíveis alterações climatéricas que podem ocasionar tempestades com ventos anormalmente fortes.
No entanto, é possível construir de forma artesanal dispositivos para elevar água com a força do vento utilizando materiais encontrados em sucatas, numa perspectiva de economia e fazendo o trabalho pelas próprias mãos, se a exigência de resultados não for demasiada.
No livro “VIDA – UM GUIA DE AUTOSSUFICIÊNCIA” encontrei um artigo que mostra a forma de construir um catavento hidráulico, usando apenas materiais que podem ser adquiridos em sucatas. Segundo o que diz o livro, esse catavento pode ser construído por qualquer pessoa desde que esta possua algumas noções elementares de mecânica, sendo necessário dispor somente de canos velhos, uma viga ou tora de madeira usada, dois tambores de 200 litros, um pistão de bomba de água caseira, uma válvula de retenção, um diferencial e uma roda de automóvel.
CONSTRUÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA
1 – Para construir a bomba o primeiro passo é cortar os dois tambores ao meio, no sentido vertical. Depois disso, colocam-se as partes dos tambores em hastes feitas com tubo de ¾ de polegada, com mais ou menos três metros de comprimento. As quatro hastes são fixadas numa roda de carro. Para prender as hastes à roda pode utilizar-se a solda elétrica ou solda de oxigénio.
2 – O passo seguinte é fixar a roda no eixo do diferencial, encontrado em sucata de veículos, também por