Constituições Brasileiras
CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera, Pós Graduação sob a orientação da Prof. Esp. Rodrigo Flávio Barbosa da Silva, como exigência parcial para obtenção de nota final.
CAMPO GRANDE – MS
ABRIL DE 2014
Este documento corresponde à versão final do trabalho intitulado CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS e apresentado pela acadêmica ...à Banca Examinadora do curso de Pós Graduação do Centro Universitário Anhanguera.
Campo Grande 12 de Abril de 2014.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________
Prof.º Esp. Rodrigo...
INTRODUÇÃO
Estudar as Constituições brasileiras, nos leva a analisar os principais conteúdos da nossa historia. A partir dela podemos perceber como era a economia do país, a sociedade e a política. Desde a independência até os dias de hoje podemos perceber todo o processo da evolução histórica do Brasil.
Das sete Constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes, duas foram impostas, uma por Dom Pedro I e outra por Getúlio Vargas e uma aprovada pelo Congresso por exigência do regime militar. Na história das Constituições brasileiras, há uma alternância entre regimes fechados e mais democráticos, com a respectiva repercussão na aprovação das Cartas, ora impostas, ora aprovadas por assembleias constituintes.
Precisamos lembrar que nossas constituições são apenas textos ou cartas. Poderá ser meras utopias ou indicativos para a conquista de direitos e deveres, ou para a construção de uma sociedade mais justa e digna de se viver. Tudo isso vai depender de nós mesmos, da participação enquanto homens e mulheres em busca de uma verdadeira cidadania.
CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império)
Em 1808, tendo em vistas a ocupação das terras portuguesas pelas tropas napoleônicas, a família real portuguesa