Computação Quântica: Explorando os limites do computado do futuro
A Computação Quântica á aplicação das teorias e propriedades da mecânica ao computador. A base de um Computador Quântico é a partir de fótons neutros, elétrons e possivelmente pósitrons. Isso o torna um computador eficiente e rápido para determinados problemas que os computadores de hoje leva um tempo impraticável para soluciona-lo, com a diminuição desse tempo a quebra da maioria dos sistemas de criptografia utilizado atualmente seriam muito mais rápidas.
Os primeiros pensamentos sobre um computador quântico deu inicio em 1981, pelo físico Richard Feynman na conferência no MIT, onde ele mostrou a proposta sobre o sistema quântico na utilizando simulação de experimentos da física quântica em computadores, o que os possibilitaria uma capacidade de processamento superior aos computadores comuns. Quatro anos depois em 1985, foi descrito o primeiro computador quântico, por David Deutsch da Universidade de Oxford, onde pela primeira vez um Máuina de Turing Quântica simulou outro computador quântico. Notícias sobre assunto retomadas em 1994, quando o professor de matemática aplicada Peter Shor descobriu um algoritmo que permitia a um computador quântico fatorar grandes números rapidamente. Tal feito deu-se em Nova Jersey, no Bell Labs da AT&T. Isto deu origem ao que hoje é conhecido como Algoritmo de Shor o qual permitiria a quebra de muitos sistemas criptográficos, além de resolver os problemas da fatoração e do logaritmo discreto.
O funcionamento de um computador quântico é necessário que todos os seus componentes e unidades também sejam quânticos. Por isso o bit da computação tradicional tem uma versão quântica, chamado de qubit ou Bit Quântico. O que difere uma bit para o qubit é o valor que eles podem armazenar. Enquanto o bit só pode ter o valor 1 ou o valor 0, o qubit pode conter os valores 1, 0 ou 1 e 0 ao mesmo tempo. Isso é possível através da propriedade quântica chamada