Constituição química de plantas e animais
Biologia e Geologia – Ano I
Constituição química de plantas e animais
Andreia Filipa Ribeiro da Silva, 10ºC nº3
Relatório Realizado por:
Castelo de Paiva, 6 de Março de 2012
Introdução e Objetivos A unidade fundamental da Vida é a célula. A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. O conhecimento da célula foi conseguido de um longo percurso investigativo, combinado da interacção de ideias e de grandes avanços técnicos.
Existe dois tipos de células, nomeadamente, procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são muito simples e não apresentam um núcleo definido. As células eucarióticas são mais complexas, com um núcleo organizado e com diversos organitos membranares.
As células animais diferem em alguns aspetos das células vegetais. A célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana, podem ser também unicelulares. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossoma, citoplasma, mitocôndria e núcleo. A célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomas, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomas, vacúolos, parede celular. Nesta experiencia as células do tecido do fígado são células eucarióticas animais e as células do tecido da batata são células eucarióticas vegetais.
A unidade da vida não se expressa unicamente através da estrutura e a da função celular, mas também a nível molecular.
O carbono, o oxigénio, o hidrogénio e o azoto são os principais constituintes da matéria viva, estes quatro elementos representam 97% do peso dessa matéria.
Os glícidos ou hidratos de carbono, os lípidos, os prótidos e