constituição histórica da familia
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
A CONSTITUIÇÃO HITÓRICA
DA DIVERSIDADE NA FAMÍLA
URBANA BRASILEIRA
CONTEMPORÂNEA
A família
Lila de Oliveira
Tarsila do Amaral
Banabuiú - Ceará
2012
Família: origem etimológica da palavra Famulus, o escravo doméstico.
Termo criado pelos romanos para identificar uma instituição social, que surgiu no interior das tribos latinas, ao adotarem a agricultura e o trabalho escravo
Etimologicamente, então, "família" é o conjunto dos famuli, ou seja, dos criados, servos e domésticos, na civilização romana (e, de certa maneira, entre os gregos).
Só mais tarde, o termo "família" passou a abranger mulheres e filhos. Os laços de sangue agrupavam as pessoas na gens, de genere, "gerar".
Característica: chefiada por um homem que possuía o paterpotesta (poder de vida e morte) sobre a mulher, os filhos e certo número de escravos. (ENGELS, 1964)
“família”
Palavra, que tem sido utilizada, em diferentes momentos históricos, por pessoas de culturas diversas, para designar agrupamentos sociais e instituições com estrutura e funções bastante diferenciadas. Em um mesmo tempo histórico, como na contemporaneidade urbana brasileira, existem diversas possibilidades de arranjos e configurações familiares.
Família universal e única
Mera abstração que não corresponde à realidade
As muitas utilizações variadas desse termo exigem que se especifique de que família se trata: em que lugar vive, a qual estrato social pertence, em que época se situa. Para se realizar uma análise conceitual da família, é impossível qualquer pretensão de universalidade. A generalização do conceito de família, para designar instituições e grupos sociais tão diversos historicamente, acaba por ocultar as diferentes formas de organizações familiares.
Dinâmicas familiares
Diferenciadas formas de organização produzidas