MATEMATICA
Para a seleção adequada do solvente a ser usado em função de cada soluto, deve-se consultar as tabelas de solubilidade nos manuais de anexos das principais publicações de Química e Engenharia Química. Outra maneira se selecionar o solvente mais adequado é a maneira empírica. Testam-se diferentes tipos de solvente, de polaridades em ordem crescente e em diferentes temperaturas, ambiente e de ebulição, e coletar os dados de solubilidade. Os solventes mais utilizados, além da água, são: éter de petróleo, dietileter, clorofórmio, tetra cloreto de carbono, acetato de etila, tolueno, metanol e etanol. Algumas vezes, o mais adequado pode ser uma mistura de solventes.
O composto deve ser resfriado lentamente, pois se houver uma variação brusca de temperatura ele não formará o cristal em forma de agulhas finas como esperado e logo ele não poderá ser separada da água mãe (o segundo filtrado) e o rendimento será aproximadamente zero.
Esta técnica é uma operação Física, porque o que ocorre não é uma reação, e sim uma separação de compostos que antes estavam unidos no mesmo cristal e após a recristalização separam-se, já que as impurezas ficam retidas num filtro, purificando o composto de interesse. Ocorrendo em determinadas etapas, como:
• Filtragem: Após o líquido entrar em ebulição e atingir sua temperatura máxima, imediatamente foi realizado a filtragem da solução quente. Nesse momento, o enxofre que estava contaminando o ácido já ficou retido no filtro de papel. A filtragem foi realizada com filtro pregueado e sem ser adaptado com água. O filtrado foi recolhido em Becker de 250 mL.
• Resfriamento: O filtrado obtido anteriormente foi deixado em repouso para o