constituição de 1824
Data: 19 de março de 2014
Constituição Brasileira de 1824
Componentes:
São Luís
2014
Colégio Militar Tiradentes
São Luís, 19 de março de 2014
Constituição Brasileira de 1824
“Espero, pois, que os homens sábios e imparciais de todo o mundo; e que os governos e nações amigas do Brasil hajam de fazer justiça a tão justos sentimentos (...)”.
José Bonifácio de Andrada e Silva.
Sumário
Introdução
Constituição Brasileira de 1824
O que determinava a constituição de 1824
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Após a independência do Brasil, Dom Pedro enfrentou muitas dificuldades para consolidar seu poder e autoridade. Os conflitos estavam estabelecidos entre os grandes proprietários de Terra e os Comerciantes portugueses. O imperador convocou para a assembleia constituinte, vários grupos representantes da sociedade, cada um com um pensamento diferente. Com essas diferenças ideológicas somadas ao sentimento antilusitano e autoritarismo do Imperador, a assembleia foi dissolvida, e sem ela D. Pedro criou a nossa primeira e única constituição do período imperial, a qual explicaremos no decorrer deste trabalho.
Constituição Brasileira de 1824
A Constituição do Império do Brasil (oficialmente denominada Constituição Política do Império do Brasil) de 1824 foi a primeira constituição brasileira. A carta constitucional foi encomendada pelo imperador Dom Pedro I (até então príncipe real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves), proclamador da independência do Brasil (1822) do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e fundador do Império brasileiro. Tendo sido outorgada.
A elaboração de uma Constituição para o Brasil significava o primeiro passo para consolidar a independência dos colonos de Portugal. Em 3 de junho de 1822, quando ainda era príncipe regente português no Brasil,