Constituintes basicos numa celula
Biomoléculas – As moléculas da vida
São as moléculas constituintes dos seres vivos. São formadas principalmente por C e H, ainda que também possam estar presentes na sua constituição o O, N, P e S. Podem ainda conter outros elementos mas em menor proporção.
• Moléculas inorgânicas: compostos não sintetizados pelos seres vivos, mas que são muito importantes para eles, como a água, a biomolécula mais abundante, os gases (oxigénio, dióxido de carbono) e os sais inorgânicos.
• Moléculas orgânicas: são compostos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva.
São exemplos: Glícidos, Lípidos, Proteínas, Ácidos Nucleícos (DNA,
RNA) e metabólitos.
A unidade biológica explicitada na célula não se limita apenas a características estruturais e funcionais; ela revela-se também a nível molecular.
Compreender a base bioquímica dos diversos organismos é essencial à compreensão da Vida, da sua origem e da sua evolução. Todos os organismos, dos micróbios aos seres humanos, são formados, essencialmente, pelos mesmos elementos químicos, os quais incluem compostos inorgânicos e compostos orgânicos
(algumas pequenas moléculas e macromoléculas).
A unidade biológica explicitada na célula não se limita apenas a características estruturais e funcionais; ela revela-se também a nível molecular.
Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante.
Água
A água é a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos. Pensase que foi graças às propriedades da água que a vida foi capaz de surgir e de se desenvolver no nosso planeta. Muitos organismos ainda vivem na água e na constituição das células vivas, bem como nos espaços intercelulares, existe também muita água.
A água é o composto mais importante nas células podendo atingir entre 75% a 90% do total da sua massa.
Para além de constituir o meio onde ocorrem todas as reacções celulares, a água intervém em