Teoria Celular
Sumário
P.04 Introdução
P.04 No que se baseia a Teoria Celular
P.05 A importância da Teoria Celular
P.05 O conceito atual de célula é o mesmo do século XVII?
P.05 As considerações elaboradas ainda são aceites atualmente?
P.05 Modificações que ocorreram no conhecimento da célula e dos seus constituintes básicos
P.06 Conclusão
P.07 Bibliografia e Autores
Introdução
A Teoria Celular (criada por Mathias Jakob Schleiden e Theodor Schwann) estabelece que a célula é a unidade fundamental da vida, a mesma diz que tudo que se considera vivo, é composto e estruturado por células, seja várias delas ou apenas uma.
A Teoria Celular se baseia em três conceitos:
1. Todos os seres vivos são formados por células e pelos seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
2. As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
3. Novas células formam-se pela reprodução de outras células (preexistentes), por meio da divisão celular (é o processo através do qual uma célula (chamada célula-mãe) se divide em duas células-filhas).
Esta última ideia, que foi uma conclusão de Rudolph Virchow, em 1855, foi apoiada, em 1878 pelo biólogo Walther Flemming, onde descreveu os abundantes detalhes do processo de reprodução celular.
Os vírus são exceção da teoria celular, pois não são uma célula, são apenas material genético envolvido por uma cápsula proteica. Apesar desta afirmação, os vírus não são excluídos da teoria celular pois necessitam da célula para se reproduzirem. Eles precisam estar necessariamente dentro de uma célula viva para se reproduzirem.
Qual a importância da Teoria Celular?
O reconhecimento de que a célula é fundamental na constituição de todo o ser vivo foi