Teoria Celular
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONOMICA
JOSÉ ROBERTO ARAUJO ROCHA
TEORIA CELULAR
Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina: Bioquímica no IIIº período, sob orientação da Prof. Núria .
Paripiranga
Abril de 2015
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; TEORIA CELULAR: de Hooke e Schwam.São Paulo: Scipione, 1997.
Maria Elice Brzezinski Prestes
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialização em História da Ciência e Epistemologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de Doutorado-sanduíche CNPQ junto ao REHSEIS da Universidade de Paris 7 - Denis Diderot. Realizou Pós-Doutorado Fapesp na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou viagens de pesquisa de Pós-Doutorado à Universidade de Montreal (2005); Universidade de Paris 1 (2008); Equipe REHSEIS da Universidade de Paris 7 e ao Centro Alexandre Koyré de Pesquisa em História da Ciência (2011); e Departamento de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Indiana (2014). Atualmente é professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, onde ministra disciplinas de ensino de Biologia, na Graduação, e de História da Biologia, na Pós-Graduação. É presidente da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) e editora do periódico Filosofia e História da Biologia. Realiza pesquisas na área de História da Biologia, com ênfase no século XVIII, e de História da Biologia e Ensino.
RESUMO
Em seu livro intitulado “teoria celular”, de Hooke e Schwam, vários biologistas voltaram os interesses para a elaboração da chamada teoria celular. Nos anos de 1838 e 1839, dois cientistas alemães, o