Consolidações das Demonstrações Contábeis
O que deve conter nos registros contábeis? Números de identificação do lançamento em ordem sequencial relacionada ao respectivo documento de origem externa ou interna.
O que deve conter na escrituração contábil? Data de registro contábil; um debito e um credito (conta); histórico que represente a essência econômica da transação ou código de histórico padronizado; valor do registro; informação que permitam identificar os registros que integram um mesmo lançamento.
Quais as formalidades extrínsecas que devem existir nos livros em forma não digital? Serem encadernados; terem suas folhas enumeradas sequencialmente; conterem termo de abertura e encerramento devidamente assinados pelo empresário e contador.
Os livros em forma digital revestem-se de quais formalidades? Serem assinados digitalmente pela entidade e pelo contador; serem autenticados no registro público competente.
Em qual livro devem ser transcritas as demonstrações contábeis? Livro diário.
Livros: No livro diário devem ser lançadas em ordem cronológica todas as operações ocorridas e quaisquer outros fatos que provoquem variação patromonial.
A escrituração contábil de filial: Deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades, as escriturações de todas elas devem integrar um único sistema contábil. As despesas e receitas que não possam ser atribuídas as unidades devem ser registradas na mtz, e distribuída p/ unidades de acordo com os critérios da adm da entidade.
O que é documentação contábil? Aquela que compara os fatos que originam lançamentos na escrituração da entidade e compreende todos os documentos, livros, papeis, registros e outras peças, de origem interna ou externa, que apóiam ou componham a