metodologia cientifica
JACQUELINE DE SOUZA BARROS
EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS
Campos
2014
Para adquirir o conhecimento e alcançar sua inteligência, o ser humano primitivo observou as plantas, os animais, seu habitat. Criou objetos simples e mitos. Usou da astrologia, numerologia entre outros. Usando desses caminhos e baseado na supertição, e, por intermédio da observação e da experimentação abriu aos poucos esses caminhos, que possibilitaram descobrir formas para medir áreas e volumes estabelecer o calendário para marcar época, dos principais acontecimentos e ainda fizeram registros dos eclipses. Um dos registros mais antigos foi o Papiro que trazia o seguinte título “Instruções para obter conhecimento sobre as coisas obscuras”.
Na escalada da evolução destaca-se Euclides da Cunha criador da geometria, Aristóteles que descobriu o movimento celular dos corpos celestes que entre outros estudos sobre as ciências naturais e biológicas descreveu e classificou os organismos.
O método empírico dar-se através da observação. Por volta de 1620, Francis Bacon escreve um novo livro referindo-se ao método científico no qual as descoberta se davam com a observação e experimentação.
Em 1637, Descartes publica o discurso do método, no qual a verdade era obtida por meios de procedimentos racionais, é dele a frase “Penso logo existo”. Posteriormente essa teoria foi criticada.
Outra contribuição para o avanço do conhecimento foi a Teoria Heliocêntrica (Teoria a respeito do sistema cosmológico segundo o qual o planeta Terra gira em torno do Sol) - Teoria de Galileu Galilei.
Dando continuidade a essa teoria, Newton diz que o conhecimento científico da natureza só é obtido quando os dados fornecidos pela experimentação e observação fossem traduzidas por simbologia matemática.
Na área social temos o francês Augusto Conte com as Leis dos Três Estados (Estado Teológico, Metafísico e Positivo), onde a sociologia dividia em duas