Corrosão
Nem todos os metais se oxidam com o mesmo grau de facilidade, o que é demonstrado com emprego de um par galvânico; em meio a um eletrólito, um metal ( o anodo) irá corroer, enquanto uma reação de redução irá ocorrer no outro metal (o catodo). A magnitude do potencial elétrico que é estabelecido entre o anodo e o catodo é uma indicação da força motriz para a reação de corrosão.
A série de potenciais de eletrodo padrão e a série galvânica são simplesmente classificações dos materiais metálicos com base na probabilidade de ocorrer corrosão quando são acoplados a outros metais. Para a série de potenciais de eletrodo padrão, a classificação é baseada na magnitude da voltagem gerada quando a pilha padrão de um metal é acoplada ao eletrodo padrão de hidrogênio a 25ºC (77ºF). A série galvânica consiste nas reatividades relativas dos metais e das suas ligas na água do mar.
Os potencias de semipilha na série de potenciais de eletrodo padrão constituem parâmetros termodinâmicos que são válidos apenas sob condições de equilíbrio; os sistemas onde está havendo corrosão não estão em equilíbrio. Além disso as magnitudes desses potenciais na fornecem qualquer indicação em relação às taxas nas quais as reações de corrosão ocorrem.