Considera O
Considerando-se a investigação de identificarquais são competências necessárias para que o gestor desenvolva suas funções com ética e profissionalismo no ambiente escolar, permitiu-se alcançar o objetivo proposto pela pesquisa, uma vez que a função do gestor escolar se reveste de umas das mais importantes atividades no campo da educação e na construção com crescimento e desenvolvimento dessa sociedade, por isso a necessidade da competência de liderança na sua ação pedagógica administrativa.
A gestão escolar precisa acontecer de forma democrática, o gestor tem uma grande missão dentro da escola, sendo necessário delegar aos professores e demais colaboradores as tomadas de decisões para atingir metas institucionais e pedagógicas que foram traçadas e abordadas pela equipe.
A prática pedagógica se constitui no aspecto fundamental do cotidiano das crianças na escola, envolvendo as rotinas e atividades que compõem o seu dia a dia. Por isso exige que esse trabalho seja conduzido considerando cada momento com uma possibilidade de desenvolver aprendizagens.
No decorrer da pesquisa, acercas dos objetivos traçados, abordou-se como desenvolver-se o trabalho pedagógico na educação infantil, a importância da prática pedagógica para a qualidade do ensino e aprendizagem, a participação da família no aprendizado da criança, as relações interpessoais e a participação do coordenador pedagógico no processo de ensino. E preciso o envolvimento de todos os envolvidos: pais, professores, gestor escolar, na busca pela qualidade da educação social. Dessa forma, entende-se que quando a gestão escolar acontece a partir de uma gestão democrática é possível se ver resultados, tais como: melhoria no desempenho escolar dos alunos, colaboradores mais motivados inclusive a participarem das definições e projetos da escola. E preciso
Portanto, pode-se constatar que os colaboradores da escola precisam-se atrelar as mudanças para melhorar o ensino. Assim evidencia-se a