Biografia De Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco foi um dos mais influentes escritores portugueses, além de romancista, ele foi cronista, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa e talvez a maior figura do movimento romântico. Teve uma vida muito atribulada, vida que conseguiu ser mais mirabolante que qualquer um dos seus melhores romances.
Nascido em Lisboa dia 16 de março de 1825, e com apenas 1 ano ele fica órfão de Mãe e aos 10 anos órfão de Pai. Logo é levado para casa de uma tia que encarregou de educa-lo, através dela recebeu uma educação básica e irregular. Com 16 anos ele se casa com uma aldeã, mas a abandona 1 ano depois e vai tentar cursar medicina no Porto em Coimbra. Ele conhece e foge com Ana Plácido, mulher casada com um nobre comerciante. Os dois amantes acabam sendo presos por crime de adultério, mas tempo depois são absolvidos.
Depois que o marido de Ana Plácido morre, Camilo se casa com a amada, a partir dai ele se dedica a escrever livros como forma de sobrevivência e torna-se o escritor mais lido de Portugal. Apesar da fama e do reconhecimento os desgostos familiares como dificuldades financeiras, a irresponsabilidade de um filho, a loucura de outro, a ameaça de cegueira levam-no cada vez mais ao desespero. Então sem respostas para todos os problemas inclusive a cegueira ele dispara um tiro de revólver para se suicidar no dia 1 de junho de 1890.