Biografia Camilo Castelo Branco
Ano Letivo: 2013/2014
Português
Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco, nasceu a 16 de Março de 1825, em Lisboa.
Foi escritor português, romancista, cronista, crítico, dramarturgo, historiador, poeta e tradutor.
Conhecido, com um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa, que sujeitando-se aos ditames da moda, conseguiu manter uma escrita muito original.
Orfão de mãe com um ano e pai com 10 anos, foi morar com uma tia e depois com sua irmã mais velha. Em 1841, com apenas 16 anos, casou-se com uma jovem de 14 anos, Joaquina Pereira, mas logo deixou a mulher.
Camilo, entra na Escola de Medicina, no Porto, mas pouco durou até desistir, dedicando-se por completo à atividade literária, vivendo apenas dos seus trabalhos.
Em 1845, publica os seus primeiros trabalhos literários. Os anos seguintes foram de grande agitação. Devido as fugas com mulheres e mortes, como da sua esposa legitima e da filha do casal.
Todos estes acontecimentos, fizeram com que este passa-se por uma crise espiritual que o fez a entrar no seminário do Porto, com a intenção de seguir a vida religiosa.
Mas como de santo ele tinha pouco, nesse mesmo ano conheceu Ana Plácido , casada com um comerciante. Em 1860, foi processado e preso por crime de adultério, tendo sido absolvido um ano depois, foi morar para São Miguel de Seide, com Ana, onde acaba por morer a 1 de Junho de 1890.
Nas suas obras reconstituiu os costumes de Portugal do seu tempo, quase sempre em sintonia com as maneiras de ser e sentir o povo português.
Tornou-se uma celebridade nacional, em 1889, sendo considerado o criador da novela passional portuguesa, através de “Amor de Perdição” (a sua novela mais importante).
Este viveu uma vida muito agitada, tendo vários casos amorosos que provocaram escândalos, mas que sempre lhe deu grande inspiração para os temas das suas novelas.
Algumas obras
Mistérios de Lisboa (1854), Duas épocas na vida