gerenciando um projeto
MINISTÉRIO DE OBRAS PÚBLICAS DO CHILE
Construção de quatro estádios novos conforme normas da FIFA e seguindo as boas práticas do Guia PMBOK® em menos de um ano.
Histórico
Em 1990 quando a democracia voltou ao Chile, o crescimento sustentado e desenvolvimento do país exigiu a revisão de uma infra-estrutura pública decadente. O Ministério da Infra-estrutura Pública do Chile (Ministério de Obras Públicas, ou MOP), respondeu através de substanciais mudanças internas, incluindo a adoção de um novo modelo que favorece concessões privadas e uma relação de trabalho mais próxima com das prefeituras locais. Isso permitiu uma grande atualização dos aeroportos,portos, estradas, sistemas de água e prédios públicos do Chile.
Que foram liderados pela presidente Michelle Bachelet e apoiados pelo objetivo do governo para atrair grandes eventos desportivos. Foi assim que o Chile ganhou da Federation Internationale de Football Association (FIFA) o direito de sediar em 2008 a Copa do Mundo Feminina Sub-20. Que foi considerado um projeto "nacional", e seus resultados foram altamente esperados pelos moradores do Chile.
Desafios
Foram selecionadas como potenciais locais dos jogos, quatro cidades - Temuco, La Florida, Coquimbo e Chillan através de um processo de licitação aberto pela FIFA. Havia apenas um problema, nenhuma das cidades tinha estádios de futebol que cumprissem com as normas rigorosas da FIFA. Eles tinham menos de um ano para a construção de quatro estádios, no período de apenas nove meses. Agora o MOP (Ministério de Obras Públicas, ou MOP), tinha um número muito maior de projetos complexos com prazos muito agressivos, e um número limitado de gerentes de projeto experientes e certificados com os quais poderia contar para esses projetos complexos.
Solução
O Ministério de Obras Públicas (MOP) rapidamente percebeu que não seria capaz de construir quatro estádios em nove meses usando os métodos ultrapassados de gerenciamento