Psicologo
- Identificar os traços-chave no modelo de personalidades Big Five.
O modelo Big Five
Comumente chamado de “modelo de cinco fatores”. Este modelo de pesquisa, indica, cinco dimensões básicas, dá base para todas as outras e engloba as variações mais significativas na personalidade humana.
Esses cinco fatore são:
Extroversão. Dimensão se refere ao nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos. Os extrovertidos costumam ser agregadores, assertivos e sociáveis. Os introvertidos costumam ser reservados, tímidos e quietos.
Amabilidade. Dimensão se refere à propensão de um indivíduo em acatar as ideias dos outros. As pessoas muito amáveis são cooperativas, receptivas e confiáveis. As pessoas que têm baixa pontuação nessa dimensão são frias, desagradáveis e confrontadoras.
Conscienciosidade. É uma medida de confiabilidade. UmaUma pessoa altamente conscienciosa é responsável, organizada, confiável e persistente. Aquelas que têm baixa pontuação nessa dimensão são facilmente distraídas, desorganizadas e pouco confiáveis.
Estabilidade Emocional. Dimensão geralmente rotulada por seu oposto - o neuroticismo - e que se refere à capacidade de uma pessoa para lidar com o estresse. As pessoas com estabilidade emocional positiva costumam ser calmas, autoconfiantes e seguras. Aquelas com pontuação negativa tendem a ser nervosas, ansiosas, deprimidas e inseguras.
Abertura para experiências. Dimensão que se refere aos interesses de uma pessoa e seu fascínio por novidades. Pessoas muito abertas são criativas, curiosas e sensíveis artisticamente. As que ficam na outra ponta dessa dimensão tendem a se convencionais, conservadoras e se sentem melhor com coisas já familiares.
Esta Pesquisa proporciona uma estrutura unificada da personalidade, bem como relações entre elas e o desempenho no trabalho.