Considera Es Em Torno Do Ato De Estudar
Critica à metodologia de ensino contemporânea e a lucubração da "Bibliografia" e seus fundamentos para o aperfeiçoamento do senso critico diante o estudo.
Inferido no tema proposto Paulo Freire exprimi a função da bibliografia na reflexão e aprofundamento intelectual, e quanto pode ser útil quando empregada de forma correta. A bibliografia tem como conceito básico, expressar a visão de outros autores sobre um assunto em questão, utilizando-se da mesma como referência em um artigo ou pesquisa.
"Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso, ou por ouvir dizer. Quem a sugere, deve saber o que está sugerido e por que o faz. Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela, não uma prescrição dogmática de leituras, mas um desafio. Desafio que se fará mais concreto na medida em que comece a estudar os livros citados e não só a lê-los por alto, como se os folheasse, apenas. Estudar é, realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica sistemática. Exige disciplina intelectual que ano se ganha a não ser praticando-a." (FREIRE, 1982)
A bibliografia pode ser um poderoso recurso na organização de projetos e pesquisas acadêmicas, mas como recorda Freire, não se trata de copiar referências ou ler incansavelmente centenas de obras. O leitor necessita de um postura firme e um pensamento critico e despretensioso diante do texto, afim de tornar-se capaz de inquirir ao assunto proposto.
"Isto é, precisamente, o que a “educação bancária” não estimula. Pelo contrário, sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educando a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade. Sua “disciplina” é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criticidade" (FREIRE, 1982)
No corpo social do século XXI, não é propalado a ideia de construir um ser humano com um senso analítico capaz de assimilar um conjunto de ideias ou pensamentos por conta própria. Segundo Freire,