Conservação e reabilitação de edíficios
Trabalho realizado por: - Nuno Gervásio
Índice
Memória descritiva e justificativa …………………………...……………………... 2 Levantamento/Inquérito a edifícios ……………………..…………………………. 5 Ficha de anomalias …………………………………………………………….….. 19
Plantas de localização de patologias ……………………………...…………….. 50
Levantamento fotográfico ………...…………………………...………………….. 53
Bibliografia ………………………………………………………………………….. 69
Introdução
Edifício habitacional situado na herdade da mitra, freguesia de Valverde, concelho de Évora, é composto por um piso térreo e dois pisos superiores, apresenta uma estrutura de transmissão de esforços às fundações com base em paredes resistentes de alvenaria cerâmica, o chamado “tijolo de burro”, as paredes divisórias são do mesmo material mas apresenta menor espessura. Os revestimentos de parede e tetos são á base de argamassas de cal protegidas por pintura. Apresenta dois tipos de pavimento, arcos de alvenaria com suporte por perfis metálicos e abobadas de alvenaria. Os revestimentos de piso também são diversos, desde betonilhas, ladrilhos cerâmicos, soalho de madeira e tacos de madeira.
Apresenta cobertura em terraço e em telhado de telha lusa com estrutura em madeira, o revestimento de coberturas em terraço é feita por betonilha.
É visível que a construção original não contemplava as instalações elétricas, de abastecimento de água, e de descarga de águas residuais, também não pertencem á construção original os equipamentos de casa de banho e de cozinha.
Trata-se de um edifício habitacional situado em ambiente rural, não possível saber ao certo a sua idade, mas atendendo aos materiais usados e tipologias construtivas u credível que se situe no princípio do séc. XX.
É um edifico de