Teste
Localização | Conservação | Objectivos
O projecto localiza-se na Rua Álvares Cabral, freguesia de Cedofeita, cidade do Porto.
O terreno é composto por duas fracções, devidamente emparceladas, com os nº 136 e 150.
Os lotes são ocupados por dois edifícios existentes, datados de início do séc. XX e anexos que ocupam parcialmente o logradouro.
As construções fazem parte do conjunto edificado que faz a frente urbana da Rua de Álvares Cabral, de elevado valor arquitectónico.
O terreno, pelo facto de não estar a ser utilizado, apresenta uma manutenção insuficiente.
O Projecto tem como intenção, por parte do proprietário, a recuperação, quer do terreno quer das edificações, que, pelo facto de não estarem ocupados e sem um uso efectivo dos mesmos, encontram-se com sintomas de degradação evidentes.
As duas edificações existentes têm níveis de degradação distintos.
O Prédio com o nº136, embora não tenha uma utilização há bastante tempo, está em condições de ser restaurado, enquanto o Prédio com o nº150, tem já elementos em mau estado de conservação.
Em função do programa pretendido, que se estendia, em área, para além das edificações existentes, houve a necessidade de se criar uma edificação.
Esta edificação unir-se-á aos edifícios existentes, ocupando o interior do quarteirão.
A intervenção tem como objectivo albergar as novas instalações da Sede da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte e, paralelamente, o Norte 41º Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade.
Sítio / Implantação
A Rua Alvares Cabral, à época que foi planeada, era procurada pela média e alta burguesia portuense da altura, que