TP CRE
O presente trabalho realizado na disciplina de Conservação e Reabilitação de Edifícios da Licenciatura em Engenharia Civil tem como objectivo efectuar a recuperação do edifício na Rua da Misericórdia, nº 9 – 13 e Rua de São Manços, nº 12 – 16. Este edifício está classificado pelo SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico – como Monumento e localiza-se no Centro Histórico da Cidade de Évora.
Pretende-se identificar as principais anomalias existentes no edifício, através do preenchimento das respectivas fichas de anomalias, para seguidamente se descreverem as melhores soluções de conservação e recuperação.
Este edifício histórico foi reconhecido como produto da sua própria época de construção. Assim, deverá haver uma preocupação na aplicação dos materiais que assegurem a sua durabilidade e a sua integridade estrutural, não danificando as evidências históricas detectadas no decurso da intervenção, não devem ser removidas ou alteradas, devendo garantir-se o respeito pelo seu valor cultural.
O trabalho iniciou-se com o levantamento de toda a informação disponível sobre o edifício através do preenchimento da ficha de inspecções e registo fotográfico das principais anomalias, dos materiais utilizados e do seu estado de conservação e as tecnologias de construção utilizadas.
Seguidamente registaram-se todas as anomalias existentes nas respectivas fichas de anomalias e para cada uma delas propôs-se a solução de reparação, que se julgaram as melhores, com vista à recuperação do edifício.
2. Breve Descrição do Edifício
Segundo o SIPA, a época de construção do edifício situa-se no séc. XVI, e é caracterizado por arquitectura residencial manuelina. Apresenta planta rectangular de dois pisos, de frente extensa, irregular; fachadas marcadas pela utilização do granito nas molduras de portas e janelas. Cobertura em telhado de duas e três águas. O piso inferior é aberto em arcada e dá acesso a um espaço, com duas naves e três tramos de