Formatação de paper
Jorge Augusto Basso
Prof. Carlos Gravina
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Curso Livre em Teologia (1ª Série) – Bibliologia
27/02/12.
1 INTRODUÇÃO
Deus na sua infinita grandeza deu-nos uma prova viva de sua existência. Sua palavra. A Bíblia tem sido o livro mais divulgado no mundo, muitos exemplares em inúmeros idiomas já foram traduzidos e distribuidos. Ao falamos na Bíblia, encontramos como protagonista Deus, sendo Dele e por Ele a inspiração da mesma. Composta por 66 livros, sendo 39 no velho testamento e 27 no novo testamento, a Bíblia nos dias de hoje tem exercido grande influência na sociedade. Os princípios estabelecidos pela Bíblia, tem gerado a muito tempo crentes que fazem destes princípios padrões para viverem.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao contrário de muitos livros, encontramos na Bíblia assuntos não apenas teóricos. Encontra-se Nela, revelações que independente da época, do tempo ou do lugar podem influenciar muitas vidas. Dentre muitos assuntos, a Bíblia inicialmente trata a respeito da existência de Deus, da soberania e da graça Dele para com as nossas vidas, do propósito divino para com a humanidade. De acordo com o artigo “A influência da Bíblia nas civilizações” de autoria do Reverendo Hernandes dias Lopes, a Bíblia não é fruto da lucubração humana, mas da Revelação divina. Ela não procede da terra, mas do céu. Sua origem está em Deus, não no homem.
A Bíblia em geral, não é um livro que fala a respeito de religião ou de uma simples crença. Para o cristão convicto, a Bíblia é uma carta onde contém orientações a respeito de uma vida com Deus, contém informações valiosas onde Deus diariamente se manifesta ao homem.
Muitos pensadores e formadores de opinião no passado defenderam conceitos e posições a respeito de suas crenças. Sócrates por exemplo defendia a ideia de vingança contra os inimigos, Platão era defensor do infanticídio e da prostituição, porém ninguém definiu o que seria