conservação de alimentos
SALGAMENTO
Consiste no uso do sal em grande quantidade. Atua no controle d o desenvolvimento de microrganismos. Como o sal tem gosto muito forte, só pode ser usado em grandes quantidades em alimentos nos quais ele acrescente sabor, como nas carnes de vaca, de porco e de peixe. Geralmente coloca-se esse tipo de alimento em soluções de água salgada para que absorva o sal ou esfrega-se sal seco até que penetre no alimento. Os alimentos em conserva com diversas matérias- primas também utilizam o sal. Carne Salgada
Bacalhau
CRISTALIZAÇÃO
Consiste no uso em grandes quantidades, do açúcar, atua no retardo do desenvolvimento de microrganismos. Os fabricantes e as donas-de-casa adicionam açúcar ou melaço às geleias e gelatinas e, na maioria das vezes, às frutas enlatadas ou congeladas, para ajudar a conservá-las. O açúcar também melhora o gosto desses alimentos. O leite condensado contém açúcar como agente de conservação.
Cristalização de frutas
ELEVAÇÃO DA ACIDEZ - Fermentação
A conservação de alimentos por fermentação é um processo que consiste no crescimento controlado de microrganismos selecionados, atua nos alimentos com a capacidade de modificar sua textura, seu aroma seu sabor, como também suas propriedades nutricionais.
Alimentos que podem ser utilizados neste processo: Levedura (cerveja), uva (vinho), leite (iogurte-queijo), fermento (pão), carnes (embutidos, como salame)
Há três tipos de conservação por fermentação
Fermentação Alcoólica - é usada na elaboração de bebidas alcoólicas, como por exemplo, o vinho e a cerveja, e as fermento-destilado (aguardente, run, uísque, conhaque, tequila, gin, etc.). Nesta fermentação o açúcar solúvel transforma-se em etanol como produto principal. A glicose ou outro monossacarídeo se transforma em duas moléculas de álcool e gás carbônico, este processo acontece devido a presença de certas enzimas elaboradas por leveduras. As leveduras mais utilizadas