Conservação de alimentos
Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, que é conhecido como o tempo de prateleira.
Principais métodos utilizados para conservação:
Conservação pelo calor;
Conservação pelo frio;
Conservação pelo controle de umidade;
Conservação por adição de solutos;
Conservação por defumação;
Conservação por fermentação;
Conservação por aditivos químicos;
Conservação por irradiação.
Conservação pelo calor:
O uso de calor para conservar alimentos tem por objetivo a redução da carga microbiana e a desnaturação de enzimas.
Existem diferentes tipos de tratamento pelo calor, desde os mais conhecidos, como a pasteurização e esterilização, até os menos conhecidos da grande população, como o branqueamento.
Pasteurização:
A pasteurização tem como objetivo principal a destruição de microorganismos patogênicos associados ao alimento em questão.
Existem três tipos de pasteurização pasteurização lenta, na qual utilizamos temperaturas menores durante maior intervalo de tempo. Este tipo é melhor para pequenas quantidades de leite, por exemplo o leite de cabra. A temperatura utilizada é de 65˚C durante trinta minutos. pasteurização rápida, na qual utilizamos altas temperaturas durante curtos intervalos de tempo. É mais utilizada para leite de saquinho, do tipo A, B e C. A temperatura utilizada é de 75˚C durantes 15 a 20 segundos, na literatura, freqüentemente encontramos este tipo de pasteurização com a denominação HTST (High Temperature and Short Time), alta temperatura e curto tempo. pasteurização muito rápida, na qual as temperaturas utilizadas vão de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos, este tipo é mais conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou longa vida.
Esterilização comercial quando dizemos esterilização estamos nos referindo, na verdade, à esterilização comercial, ou seja, não atingimos a temperatura que tornaria o alimento