Conservar para devolver
Projeto: Conservar para devolver
Período de duração: durante o ano letivo
Publico alvo: Alunos, professores e gestores do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Situações problemas:
Após pesquisa com envolvidos diretamente na utilização dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD observou-se que ainda há resistência quanto à devolução e conservação dos livros, seja ele didático ou não.
Observando as respostas dadas pelos professores percebe-se que há dificuldades em conscientizar os alunos de que o uso individual do livro não isenta da responsabilidade em cuidar do material que será de prioridade coletiva. Ainda que haja a distribuição adequada pelo MEC, com um material de ótima qualidade, ainda assim é preciso tomar certas medidas para que sejam utilizados durante os três anos proposto pelo MEC. Assim surge um questionamento que precisa ser respondido:
-Como cuidar do livro didático?
-O que fazer para que se tenha garantia da devolução ao final do ano letivo?
-Porque os alunos são descuidados com os livros didáticos?
Hipóteses:
-Os alunos não tem consciência de que o livro didático é comprado com dinheiro público.
-Os alunos não gostam de ler, ou não tem o hábito de ler.
-Os alunos veem a leitura como castigo.
Justificativa
Sabendo que o livro didático tem a durabilidade de três anos, faz-se necessário por meio da direção, coordenação e dos professores, de desenvolver ações que estimulam a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos que precisarão utilizá-los.
O bom uso do livro didático envolve a aprendizagem e o exercício da ética necessário ao convívio Social e a construção da cidadania.
Objetivo Geral
Reconhecer o livro didático como um bem publico, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, posteriormente para outros educandos.
Objetivos específicos: * Desenvolver ações que possibilitem a devolução do