conservacao de alimentos
O processo de pausteurização, inventado por Louis Pasteur, consiste em esquentar o produto que você quer (comumente o leite) a altas temperaturas por um curto período de tempo (por exemplo, aquecer o leite a 130 graus Celsius por 5 segundos), e depois resfriá-lo. O choque térmico resultante de esquentar e logo depois esfriar mata a grande maioria dos micro-organismos que poderiam causar doenças.
Refrigeração e congelamento:
É utilizada temperaturas acima do ponto de congelamento. Pode ser usada como meio básico temporária até que se aplique outro método. Na refrigeração, não ocorre eliminação dos microrganismos, eles apenas ficarão com o seu ciclo de reprodução inibido, retardando a deterioração dos alimentos pelo seu ataque ao mesmo.
Desidratação e secagem:
A dinânica basica do processo de desidratação e secagem consiste em colocar o produto num local onde passe um volume de ar seco e quente
Salga:
O sal é considerado um agente antibacteriano, porque restringe o crescimento bacteriano em muitos alimentos. O sal conserva os alimentos por abaixamento da quantidade de moléculas "livres" de água existentes nos alimentos. As bactérias necessitam de vapor de água para prosperar, sem água "livre" suficiente, elas nao podem crescer bem em alimentos que contenham sal.
Uso de aditivos:
O uso de calor para conserva alimentos tem por objetivo a redução de carga microbiana ea desnaturação de enzimas.
Embalagem a vácuo:
O ar defasa as coisas, não so alimentos e também tudo, o principal responsavel pelo envelhecimento é o ar, podemos até dizer que o ar é o "tempo". Na embalagem a vacuo não contem ar, pois ele é todo retirado deixado na embalagem so o produto e o plastico de revestimento, por tanto, ali não tem ar, não tem tempo, não tem envelhecimento.
Defumação:
Baseia-se na exposição do alimento à fumaça proveniente da queima incompleta de madeira, serragem, carvão, etc. Este processo é utilizado, principalmente, para carnes