CONSERVA O DA QUANTIDADE NUM RICA
O presente trabalho de pesquisa consiste na aplicação de uma prova piagetiana, com o intuito de verificar a conservação da quantidade numérica, analisando crianças de 3 a 6 anos. Piaget ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os argumentos da criança na tentativa de compreender os processos de transformação, segundo ele, baseados nestes argumentos podemos verificar em qual nível de desenvolvimento cognitivo a criança se encontra.
APLICAÇÃO DA PROVA PIAGETIANA
A prova aplicada é a da conservação da quantidade numérica, escolhi a Isabely para aplicar o teste. Isabely tem seis anos estuda em uma escola pública de Caxias do Sul, ele está cursando o primeiro ano.Gosta bastante de ir à escola, já sabe escrever seu nome e algumas letras e já sabe contar. É uma menina calma,e bastante extrovertida.ela mora com os país. A família o auxilia nas tarefas da escola e o estimulam no processo de aprendizagem. Bem, utilizando dois pedaços de e.v.a de cores diferentes confeccionei alguns círculos amarelos e alguns azuis, formei uma fileira horizontal com 12 círculos amarelos e pedi ao Vítor que fizesse uma fileira com seus círculos azuis logo abaixo da minha. E então questionei:
Quem têm mais círculos, eu ou você? Os dois têm a mesma coisa.
Será que os dois têm a mesma quantidade? Você contou quantos círculos têm?
Não precisa contar, a fila é do mesmo tamanho.
Agora mantive uma fileira disposta da maneira como estava e diminui os espaços entre os círculos da outra fileira formando uma fila menor:
E agora? Quem têm mais círculos?
É igual, porque você só “misturou eles” não colocou nenhum a mais.
Sim, mas essa fila ficou maior do que esta outra, não acha?
Sim, mas é o mesmo tanto de círculos, não mudou nada. Acontece que uma fila está mais espichada e a outra mais junta, só isso.
Portanto, a partir da aplicação da prova foi possível verificar que Vítor atingiu o nível de conservação da quantidade