Fitoterapicos
A Cereja é a fruta da cerejeira, uma planta originária da Ásia. Por ser uma planta arbórea, a cerejeira produz pequenos frutos, com aproximadamente 2 cm, arredondados, de coloração variável (existem cerejas amarelas, vermelho escuro e roxas), muito apreciada na Europa e no Brasil por ser de gosto muito agradável. É Rica em vitamina A, B e C, além de conter cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Combate os radicais livres e ajuda na digestão. É uma fruta pouco calórica que contém muita fibra e auxilia no funcionamento do intestino. Com altas concentrações de antocianina, a cereja fresca é considerada um anti-inflamatório natural, previnindo inflamações e acalmando dores no corpo. As sementes encontradas no interior da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas. Além de ser consumida ao natural, a cereja pode ser ingrediente para a preparação de conservas, compotas, sobremeses, geleias e coquetéis.
Variedades:
A cereja doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. Entretanto, no Brasil, a cereja é obtida por importação, sob a forma industrializada.
A cereja ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino.
Cultivo:
O seu cultivo é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos e chuvas. A época desta fruta vai normalmente de Maio até finais de Julho.
Dicas: Preferem solos ricos, e úmidos. Tem preferência por climas temperados.
Curiosidades:
Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou