Relatório de aula pratica - vidrarias
CAMPUS CONCÓRDIA
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS
DISCIPLINA BROMATOLOGIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA REFERENTE À INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO
DE BROMATOLOGIA E VIDRARARIAS
Gabrielly Bonatto
Mariela A. Batista
Wagner M. Comelli
Wesley C. Finger
Professora Giniani Dors
Concórdia, Abril de 2013
1. Introdução
É de fundamental importância para o desenvolvimento de atividades em laboratório o conhecimento específico de equipamentos e vidrarias laboratoriais, de modo a possibilitar, além do êxito nas atividades desejadas, diminuição no risco de acidentes e danos, seja de eles de natureza material ou pessoal.
O presente trabalho visa expor, em linhas gerais, o desenvolvimento da aula prática de introdução ao laboratório de Bromatologia e vidrarias, que se deu no dia 21 de março no laboratório de Bromatologia do IFC – Campus Concórdia.
2. Objetivo
Possibilitar aos alunos conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de Bromatologia, além de suas respectivas funções, de modo que estes possam familiarizar-se com o ambiente do qual farão uso futuramente. Ênfase na conduta que se espera por parte dos alunos: a cautela com que se deve proceder no ambiente do laboratório bem como respeito às normas do local.
3. Material e Métodos
3.1 Materiais
Para o desenvolvimento da aula prática utilizou-se de material didático, fornecido pela técnica responsável pelo laboratório, corantes diluídos em água - para fins demonstrativos -, do ambiente laboratorial em si juntamente com as vidrarias e equipamentos disponíveis, listados a seguir:
Estante para tubos de ensaio;
Pisseta;
Copo Becker;
Balão volumétrico;
Funis de decantação;
Picnômetro;
Tubos de ensaio;
Suporte Universal;
Erlennmeyer;
Anel para funil;
Balões de fundo chato e redondo;
Mufla;
Balão de destilação;
Garra metálica;
Proveta ou cilindro graduado;
Kitassato e funil de Buchner;