Leonardo boff
Nosso capítulo, como um todo se trata da importância do cuidado com o outro e com o mundo. O capítulo ”Ressonâncias do cuidado” enfatiza essa importância citando exemplos da relação de pais e filhos, que seria um cuidado sem se esperar nada em troca, apenas a importância de cuidar, onde afirma “ ...toda vida precisa de cuidado, caso contrário adoece e morre...”. Com essa afirmação são citadas sete ressonâncias do cuidado:
1
º Amor como fenômeno biológico:
Existem dois tipos, o necessário e o outro espontâneo, o primeiro é a interligação dos seres um ao outro para a sobrevivência, e o segundo se mantém sem razões para sobrevivência, apenas PR prazer, sem explicação de acontecimento sem um “ porquê”.
É explicado que quando um acolhe o outro este sentimento se expande e cria força se tornando como o mais alto valor da vida. É este sentimento que provém um fenômeno social e não ao contrário. A partir das eras, e história da humanidade, se conclui que a sobrevivência só foi conquistada pela cooperação entre os seres. Infelicidade da humanidade na terra se deve pela falta do amor, e pela presença da competição e egoísmo.
2º A Regra de Ouro: Ajusta Medida
Se trata da medida justa, já tratada no capítulo anterior modo -de -ser -trabalho e modo-de-ser-cuidado.Traz a questão do resgate do equilíbrio perdido com a ditadura do modo-de-ser-trabalho. Procura-se encontrar o sentido da medida e sabe-se que vem de muitos campos: religiosos, culturais,de natureza e etc. É abrangente porém se deve pela sustentabilidade de todos os fenômenos e processos, a terra e sociedades.
A) A medida Justa e Natureza: Natureza é o conjunto de um método, orgânicos, inorgânicos, energéticos e morfonegéticos que buscam um equilíbrio junto com o homem, a natureza em si é um mistério. Seria um longo processo de evolução que possuem mudanças ecológicas, sociais ao longo de toda