Consequências do planeamento ineficaz nas organizações
Planeamento Empresarial
Consequências do Planeamento não eficaz das atividades Empresariais
Alunos:
Marco Pereira
Gilberto Carvalho
Porto, 10 Maio de 2013
Índice
Pág.
Introdução
3
O que é o Planeamento
4
Características do Planeamento
5
Consequências do mau Planeamento
6
Exemplo de um mau Planeamento
8
Conclusão
12
Bibliografia
13
Nota biográfica
14
2
Introdução
A fase do planeamento em qualquer atividade empresarial, tem vindo a revelar extrema importância, tornando-se imprescindível durante toda a atividade empresarial. O planeamento apoia todos os membros/colaboradores envolvidos na atividade empresarial, oferecendo uma base de trabalho bem definida e estruturada na realização de todas as tarefas, bem como o modo de as realizar.
Grande parte do tempo e investimento das empresas é dedicado ao planeamento das suas atividades.
A realização deste trabalho tem como principal objetivo expor e analisar as consequências de um planeamento não eficaz.
Será efetuada uma análise, nomeadamente onde, quando e como se deve aplicar o planeamento. Para o efeito foi utilizado um exemplo de um mau planeamento, com recurso a uma possível resolução do problema.
3
Planeamento
O planeamento é uma ferramenta de gestores, que facilita a avaliação e a orientação de todo o processo de execução. É um processo contínuo e dinâmico, onde é possível, numa perspetiva teórica, calcular e organizar todas as acções a realizar e assim prever toda uma variedade de resultados que possam ocorrer, projetando o resultado ambicionado.
Atualmente a maioria das atividades diárias necessitam de planeamento, o que induz a antecipação de pequenos resultados das atividades. Quando uma actividade é planeada a possibilidade de obter o resultado desejado é muito superior numa atividade que não seja premeditada. Um planeamento bem realizado apresenta inúmeras