Consequências causadas em crianças que começam a prática esportiva precocemente
Resumo. O esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças, contudo podem causar danos irreversíveis em suas vidas quando a prática precoce vai além do que seus físicos e seus psicológicos são capazes de suportar, causando lesões, afetando o crescimento ósseo, privando-os do direto desenvolver brincadeiras infantis, causando stress e desmotivo quando os resultados das competições fogem do esperado. Diante desse tema, o objetivo desse trabalho é mostrar as consequências existentes nas crianças que começam a praticar o esporte precocemente e investigar quais as consequências físicas e psicológicas causadas pelos rígidos treinos. A pesquisa será realizada por meio de uma revisão bibliográfica, onde será analisada, discutida e fundamentada. Espera-se que os resultados possam evidenciar as consequências causadas em crianças que começam a praticar o esporte precocemente.
Palavras-chaves: Crianças. Práticas Esportivas. Consequências
Introdução
Como sabemos cada vez mais o esporte vem ganhando espaço na vida das pessoas, devido às influencias obtidas através dos veículos de comunicação, em consequências disto as grandes empresas também estão investindo volumosamente na criação de novos “craques” que se destaquem na sociedade.
Para que elas consigam obter bons resultados diante dessa procura, á curto prazo, crianças estão sendo estimuladas precocemente para que consigam ter futuramente uma excelente carreira diante das classes esportivas que escolheram para se especializarem. Sabemos que a atividade física é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas não quando praticada em excesso, porém com a evolução da popularização do esporte, hoje já se encontra profissionais focados em atividades que estabelecem a especialização precoce em crianças e cada vez mais estão se dedicando a esse fato, para obterem prestígio e progresso nas competições esportivas.
Com