Mudanças climáticas e seus impactos sobre a dispersão de espécies
Elioenai da Rocha de Souza
(Graduando em Ciências Biológicas)
Felipe Menezes da Silva
(Graduando em Ciências Biológicas)
Marcos Tobias de S. Miglionico
(Graduando em Ciências Biológicas)
Michele de A. Viana
(Graduando em Ciências Biológicas)
Rafael Pessanha da Costa
(Graduando em Ciências Biológicas)
UNIVERSIDDE CASTELO BRANCO
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAUDE E DO MEIO AMBIENTE
Resumo:
O tema mudanças climáticas é atual e tem sido constantemente enfatizado pela mídia escrita e televisiva ao longo destes últimos anos. A alteração das condições climáticas do planeta terá conseqüências severas sobre vários habitats alterando a biodiversidade e a dispersão de muitas espécies. O presente trabalho discute as conseqüências e os impactos das mudanças climáticas globais para a biodiversidade, ao final do artigo é citado um breve estimativa sobre a dispersão de anuros de diferentes biomas brasileiros.
Palavra-chave: Mudanças climáticas. Impacto ambiental. Biodiversidade
Introdução
Algumas conseqüências notáveis do aquecimento global foram já observadas, como o derretimento de geleiras nos pólos e o aumento de dez centímetros no nível do mar em um século. Uma tendência de aquecimento em todo o mundo, especialmente nas temperaturas mínimas, em grandes cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro, pode ser agravada pela urbanização. Os modelos globais de clima projetam para o futuro, ainda com algum grau de incerteza, possíveis mudanças em extremos climáticos, como ondas de calor, ondas de frio, chuvas intensas e enchentes, secas, e mais intensos e/ou freqüentes furações e ciclones tropicais e extratropicais.
Exemplos podem ser observados anualmente: as enchentes e ondas de calor da Europa em 2002 e 2003, os invernos intensos da Europa e Ásia nos últimos anos; o furacão Catarina no Brasil em 2004; os intensos e devastadores furacões no