Recursos Florestais
Recursos Florestais
A definição de recursos florestais é similar à de recursos naturais. Por mais que se fale muito em exploração madeira, a floresta tem muito mais a oferecer do que a madeira. Da floresta podem ser retirados vários produtos que não exigem o sorte das árvores. Vários produtos artesanais podem ser produzidos com sementes (Açaí) , folhas e frutos secos, algumas árvores tem propriedades medicinais que podem ser exploradas das suas folhas e casca, assim como produtos culinários como a Canela e o Louro (que também são medicinais). Existe também o aproveitamento dos material que chamamos de extrativo que são as resinas e óleos que podem ser retirados sem o corte da árvore como exemplo: óleo de Copaíba, essência de Eucalipto e o exsudato da Seringueira usado na fabricação de borracha e vários tipos de óleos usados em produtos de beleza como cremes de Macadâmia e óleos de Buriti por exemplo.
Além de tudo isso, como já disse antes, temos a madeira que creio ser o principal produto, ou ainda, recurso florestal do qual se originam o carvão (geração de energia), lenha, e dentre muitos outros subprodutos, a celulose que é matéria prima do papel e componente de tecidos e até de remédios. Vale lembrar que assim como algunbs recursos naturais, o recursos florestais são renovaveis, desde que sejam explorados sob rigorosos planos de manejo.
Aplicação dos Recurso Florestais
Novos sistemas de monitoramento têm sido recentemente concebidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe (Deter, apoiando o monitoramento outrora feito somente pelo sistema Prodes) e Imazon (SAD). Além disso, conforme discutimos anteriormente, novos sistemas de controle do transporte e comercialização de produtos florestais têm sido aprimorados. Finalmente, grandes operações de fiscalização (um exemplo recente é a operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, que foi iniciada em Tailândia, no Pará, em fevereiro de 2007) têm sido executadas na Amazônia