Protese esportiva
Os esportes sempre despertaram a atenção e a paixão das pessoas. Desde a
Antiguidade, os seres humanos realizam práticas desportivas individuais ou coletivas.
Com o passar dos anos, os esportes foram ficando cada vez mais competitivos, gerando uma grande pressão sobre os atletas na busca de bons resultados em suas competições.
Isso não muda em relação as pessoas portadoras de deficiências, e apesar das suas limitações, considera-se de extrema importância que a prática de desporto e atividades físicas seja garantida pois o desporto ajuda a desenvolver a capacidade física e motora, a capacidade cognitiva, a compreender e a respeitar regras, a desenvolver a sua autonomia, para além de permitir o trabalho em cooperação com os outros, promovendo-se desta forma um aumento da autoestima e ao mesmo tempo o sentido de integração na sociedade.
Palavras chaves: prótese esportiva, prótese,
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa aprofundar os estudos na área de desenvolvimento de próteses esportivas, a fim de otimizar os meios de fabricação desses artefatos por meio do estudo aplicado de novas tecnologias.
A tecnologia já se provou uma profunda aliada da área esportiva. As novidades ajudam o homem a superar seus limites e dar um passo a frente rumo ao limite do ser humano. “A tecnologia vai além de otimizar o tempo de treino do atleta ou confeccionar uma roupa que lhe permita melhor rendimento.
Com ajuda de especialistas, é possível montar o treino ideal diante de cada limitação. O educador físico trabalha a eficiência do movimentos, fortalecimento, compensação e ação muscular nos pontos de exigência de cada modalidade. O professional ainda deste que é preciso ter cuidado especial com o ganho de massa muscular de forma equilibrada, para prevenir danos e ajudar na recuperação e controle de movimentos.
A partir do momento em que ocorre a perda de um membro, o indivíduo passa por um processo de reconstituição da sua autoimagem, além da difícil tarefa de se