consequecia do uso do solo contaminado
*Quando falamos em analisar o solo, estamos nos referindo a uma certificação se este solo está ou não apto a receber construções, ou seja, certificar-se se esta área não está contaminado, pois a contaminação do solo podem trazer riscos a saúde.
O QUE É UMA ÁREA CONTAMINADA?
Uma área contaminada pode ser definida como um local ou terreno onde é comprovada a poluição ou a contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que foram depositados, enterrados, armazenados ou infiltrados de uma forma planejada, natural ou acidental.
A origem dessas áreas contaminadas está de certa forma relacionada ao desconhecimento no passado de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, tendo como consequência a ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento dos processos produtivos, de transporte ou de armazenamento de matérias primas e produtos.
Nessa área, os possíveis poluentes ou contaminantes podem localizar-se em subsuperfície nos diversos compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturadas e saturadas. Além disso, há a possibilidade de se concentrarem nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.
RISCOS
Esses poluentes ou contaminantes podem ser transportados a partir desses meios apresentados, propagando-se tanto pelo ar quanto pelo próprio solo, pelas águas subterrâneas e superficiais, alterando as características naturais e determinando impactos negativos e com riscos, localizados na área em si ou em seus arredores.
Os riscos dependem muito das características e