Alimentos Crus
Alimentos quando cozidos, fervidos, enlatados ou pasteurizados perdem enzimas, vitaminas e minerais. Para ter uma idéia, o pimentão é rico em vitamina
C, porém se ele for cozido perde completamente o teor vitamínico. Na falta de nutrientes, o corpo rouba estas substâncias do sistema imunológico, acarretando em: gripes e resfriados, aumento de peso, acumulo de gordura localizada, cansaço, indisposição, ansiedade, queda de cabelo, enfraquecimento de unhas e podendo levar a quadros patológicos. Para prevenir e melhorar a saúde, muitos optam por alimentos crus como por exemplo: cenoura ralada, folhas verdes escuras, broto de alfafa, linhaça, frutas e vegetais diversos.
Quando o alimento é cozido acima de 48°C por três minutos ou mais, sua proteína torna-se coagulada, seu açúcar torna-se caramelizado, suas fibras naturais ficam arruinadas, e isso significa que eles ficarão por muito mais tempo no corpo ao movimentar-se através do intervalo intestinal, 30% a 50% de suas vitaminas e minerais foram destruídas e 100% de seus enzimas também foram destruídas. Do herói ao vilão, o consumo de alimentos crus pode trazer contaminação, porém deve ter muito cuidado com a preparação desses alimentos.
O espinafre é uma hortaliça rica em cálcio e ferro, mas é rico em ácido oxálico que atrapalha a absorção de cálcio e ferro, portanto deve ser consumido cozido ou refogado para diminuir a quantidade desse ácido. O ovo também é um alimento muito rico em nutrientes, comendo cru, pode haver o risco da contaminação da bactéria salmonella. O peixe cru pode causar difilobotríase, um tipo de tênia causada por um verme. A carne vermelha também pode trazer contaminação, o consumo de carne vermelha crua pode trazer a toxoplasmose.
É importante ressaltar também que alimentar-se de vegetais e frutas cruas é bom por causa da presença das fibras. Como se vê, existem muitas contradições e é praticamente impossível comparar as qualidades nutricionais
de