DISPENSA DE DISCIPLINA ANATOMIA II
ANATOMIA II
1. Sistema Circulatório
1.1 Sangue
1.1.1 Introdução O sistema circulatório consiste em três componentes inter-relacionados: no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. O sangue é um tecido conjuntivo composto de plasma (porção líquida) e glóbulos sanguíneos (células e fragmentos celulares). O sangue transporta várias substâncias, ajuda a regular vários processos vitais e proporciona proteção contra doenças.
1.1.2 Funções do sangue O sangue transporta oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, resíduos, calor e hormônios. O sangue circulante ajuda a manter a homeostasia em todos os líquidos do corpo. Ajuda a regular o pH, a temperatura corporal e o conteúdo hídrico das células. Fornece proteção por meio da coagulação e combatendo toxinas e micróbios, uma função de determinados leucócitos fagocíticos ou proteínas plasmáticas especializadas.
1.1.3 Características físicas do sangue As características físicas do sangue incluem: viscosidade maior que a da água; temperatura de 38oC; e pH de 7,35 a 7,45. O sangue constitui cerca de 8% do peso corporal e seu volume é de 4 a 6 litros no adulto, variando de homem para mulher.
1.1.4 Componentes do sangue O sangue consiste em aproximadamente 55% de plasma e cerca de 45% de glóbulos sanguíneos. O hematócrito é a porcentagem do volume de sangue total ocupado pelos eritrócitos. Por exemplo, um hematócrito de 40 significa que 40% do volume de sangue é composto de eritrócitos. A variação normal do hematócrito, para mulheres adultas, é de aproximadamente 38 a 46% (média = 42); para homens é de aproximadamente 40 a 54% (média = 47). O plasma consiste em 91,5% de água e 8,5% de solutos, a maioria dos quais (7% por peso) são proteínas. Os principais solutos incluem proteínas (albuminas, globulinas, fibrinogênio), nutrientes, vitaminas, hormônios, gases respiratórios, eletrólitos e produtos residuais. Os glóbulos sanguíneos incluem os eritrócitos (células sanguíneas