Conselhos Escolares e o acompanhamento da Recuperação Paralela
O processo avaliativo deve estar a serviço da aprendizagem de forma em que expresse o desenvolvimento do aluno, avaliando também as ações desenvolvidas pelo professor. Para o aluno verificar os avanços e para o professor refletir sobre suas ações desenvolvidas e tanto para ambos, retomar os conteúdos caso a aprendizagem não tenha ocorrido. O professor utilizar-se - a de instrumentos de avaliação, de acordo com a especificidade de cada disciplina (Proposta Pedagógica) e seguir os propósitos de avaliação contida no regimento interno a fim de verificar quais conhecimentos o aluno já apropriou, e garantir recuperação daqueles (conteúdos) dos quais ainda não possui domínio.
3.4.1 Comunicação dos Resultados
A comunicação dos resultados acontecem bimestralmente, onde os familiares devem comparecer na escola para retirar os boletins bem como os trabalhos e avaliações realizadas pelos alunos no decorrer do bimestre as quais ficam arquivadas em envelopes próprios para acompanhamento dos pais ou responsáveis e do próprio aluno. A família também é comunicada quando se faz necessário encaminhamento do aluno, para sala de apoio à aprendizagem, sala de recursos, projetos desenvolvidos pela escola, frequência escolar, problemas de indisciplina, baixo rendimento escolar e outras necessidades que possa ocorrer.
Avaliar é uma atividade complexa e requer especial atenção, reflexão e tomada de decisão consciente e legal. Precisa ser entendida como ajuste na condução do processo de ensino aprendizagem. Cabe ao professor reavaliar sua prática de trabalho constantemente, verificando assim se a aprendizagem de todos está sendo garantida, ao aluno fazer uma análise do que já aprendeu e quais ações necessárias para superar suas dificuldades. A escola traçar metas e direcionar encaminhamentos para que o conhecimento se concretize.
“Há que se distinguir, inicialmente, ‘avaliação’ e ‘nota’, avaliação