ConsciÊncia ecológica
Tema: Emergência da consciência ecológica
Nome:_________________________________________ N.º___ Turma__
Analisem o texto e respondam às questões
A consciência ecológica surge a partir de finais do século XVIII, com duas vertentes: uma naturalista, centrada na preocupação com a proteção da natureza e uma humanista, vocacionada para a proteção do operariado fabril, resultante da revolução industrial.
A vertente humanista foi ganhando voz através dos movimentos sociais e políticos de proteção dos mais desfavorecidos, na tentativa de influenciarem as políticas dos diversos países.
A vertente naturalista iniciou-se nos EUA, com a criação de grandes parques naturais: o Yellowstone, em 1872; o das Cataratas do Niagara e o Yosemite, em 1885 e das primeiras associações de defesa da natureza. Na Europa, os britânicos foram os primeiros a criarem associações de defesa do ambiente como o National Trust, em 1895. Em 1909, a Suécia institui os primeiros oito parques naturais da Europa, seguida dos Países Baixos e da Alemanha.
Já antes da 2.ª Guerra Mundial, alguns cientistas começam a alertar para a gravidade do impacte das atividades económicas na natureza. O primeiro momento da criação de uma consciência ecológica foi o lançamento das bombas atómicas em Hiroxima e Nagasaki, em 1945, data em que a humanidade entrou na era da ameaça nuclear.
Na recuperação pós 2.ª Guerra Mundial, devido ao consumo abusivo dos recursos naturais decorrente do desenvolvimento da indústria, começaram a surgir importantes pontos de rutura, de que são exemplos: o nevoeiro sulfuroso, formado no centro siderúrgico da Pensilvânia, em 1948, que provocou a morte de 20 pessoas e deixou 43% da população doente; em 1952, o smog de Londres, mistura de nevoeiro e gases poluentes, que provocou a morte imediata de 445 pessoas, quantitativo que veio a elevar-se para mais de 4000; também em 1952, a doença de Minamata,