O despertar da consciência ecológica
O marco para desencadear uma mobilização mundial sobre poluição foi à publicação do livro Primavera Silenciosa, em 1962, que embora tratasse especialmente dos problemas do uso do DDT na agricultura, deixou um legado influente ao combater o materialismo da ciência e as idéias de controle tecnológico da natureza. O impacto da devastação e do movimento ecológico levou também a Organização das Nações Unidas a se engajar na defesa do meio ambiente, passando a desenvolver vários projetos e programar conferências internacionais. A Declaração de Estocolmo, elaborada na Conferência de Estocolmo de 1972, organizada pela ONU, estudou a problemática e fez em caráter oficial fez várias recomendações gerais aplicáveis globalmente.
Um dos impactos que o uso de combustíveis fósseis tem produzido sobre o meio ambiente terrestre é o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, dando lugar a um aumento da temperatura global da Terra.
Outros males importantes causados pelo ser humano ao meio ambiente são o uso de pesticidas que contaminam regiões agrícolas, a erosão do solo, que está degradando as terras de cultivo de todo o mundo, a perda das terras virgens; o crescente problema mundial do abastecimento de água, como conseqüência do esgotamento dos aqüíferos subterrâneos, assim como pela queda na