consciencia ecologica
O lugar é o espaço geográfico que abarca o cotidiano, a reprodução da vida e das relações sociais. Compreender o lugar onde vivemos é o primeiro passo para entender o mundo.
Neste mundo dito globalizado, somos a cada dia influenciados em nosso modo de vida por eventos que ocorrem em diversas partes do planeta. Assim, intervir na realidade próxima contribui não apenas para melhora da nossa qualidade de vida, como também para a da população do planeta.
Objetivo da Oficina
1- Mapear o lugar e identificar os problemas socioambientais, por meio da análise da paisagem e de entrevistas.
2- Reconhecer as interferências humanas no ambiente e desenvolver pensamento critico em relação a elas.
3- Compreender os fenômenos socioambientais em suas diferentes escalas (local, regional e global).
4- Selecionar um problema socioambiental relevante à comunidade e propor um projeto de intervenção na realidade local. Programação
1ª etapa = Exposição dos cartazes produzidos pelo grupo de alunos sobre os problemas ambientais (locais, regionais e globais).
2ª etapa = Saída ao campo, com um roteiro previsto de observação da paisagem de elementos naturais (relevo, vegetação e a praia) e humanos (relação do homem com a natureza e as relações entre si). Conhecer os problemas ambientais do lugar e abordar a vizinhança sobre a coleta de lixo comum e seletiva, ocupação de áreas de risco, desmatamento, a questão do canal aos fundos das escolas, poluição da praia, do ar e sonora, entre outros.
3ª etapa = Ainda em campo, anotaremos tudo que nos chamar a atenção e registraremos por meio de fotos e vídeo. Conversaremos com moradores, comerciantes, associação do bairro ou de ONGs, representantes religiosos, funcionário das escolas e da prefeitura.
4ª etapa = De volta ao CEEP, identificaremos o principal problema socioambiental apontado pela população, discutiremos quais as possíveis ações para contribuir na resolução do problema levantado.