CONSCI NCIA ECOL GICA
Agora, em pleno século XXI, percebemos, no cotidiano, a urgente necessidade de transformações que resgatam o respeito pela vida, com justiça ambiental, equidade, diversidade, sustentabilidade e... beleza. A humanidade sempre conviveu com o planeta para crescer, se desenvolver e construir uma história nas suas relações com a natureza e com outros seres vivos. Se considerarmos apenas o lado positivo dessa convivência, à proposta seria responder às necessidades básicas de todos os cidadãos em termos de água, alimentos, abrigo, saúde e energia. No entanto, principalmente no século passado, começamos a perceber inúmeras contradições causadas pelo esgotamento sem precedentes dos recursos naturais por modos de vida destruidores e como diria Leonardo Boff: “... por nossa falta de cuidado.”
No decorrer da humanidade, a educação escolar tem sido apenas uma educação reprodutora dos fatos sociais, mas a realidade contemporânea permite – nos perceber que a escola como a instituição educacional mais importante da atualidade deveria contribuir na formação humana, porque faz parte da vida e tem um papel importante na construção da cidadania.
Nas últimas décadas tem ocorrido um processo acelerado nas esferas socioeconômicas e ambientais, essas mudanças contribuíram para a extinção de muitas de muitas espécies de seres vivos, o que resultou no desequilíbrio de diversos ecossistemas da Terra. O número de pessoas pobres no mundo aumentou consideravelmente, assim como a exclusão social. O mundo, hoje, vive uma crise ambiental, resultante do processo acelerado do desenvolvimento da sociedade contemporânea, centrada no acúmulo de dinheiro e no consumo demasiado.
Partindo dessa realidade é que consideramos importante a associação entre a educação Ambiental e a educação escolar desde