Conjuntos
Este trabalho evidenciou a teoria dos conjuntos e sua importância para os fenômenos relativos das mais variadas ciências. Esta Teoria é o ramo da matemática que estuda conjuntos, que são coleções de elementos. Embora qualquer tipo de elemento possa ser reunido em um conjunto, a teoria dos conjuntos é aplicada na maioria das vezes a elementos que são relevantes para a matemática. Destacou-se o conceito de conjuntos e seus elementos, assim como as mais variadas representações e funções de conjuntos, para se ter uma melhor compreensão dos números matemáticos, tanto dos números naturais quanto dos outros existentes estudados ao longo da pesquisa.
Para a elaboração do trabalho foram levantados dados bibliográficos, através de livros de autores com conhecimento específico no assunto e artigos da internet, a pesquisa é considerada bibliográfica e exploratória, para dar maior suporte ao estudo.
O trabalho está divido em dezessete seções, sendo a primeira seção a introdução e a última as considerações finais. O capítulo dois traz o conceito de conjunto e elementos, pertinência e todos os conjuntos numéricos. O capítulo três descreve sobre os subconjuntos. A interseção de conjuntos e de vários conjuntos compõe o capítulo quatro, sendo que na seção cinco destacou-se a reunião de conjuntos. O capítulo seis decorre sobre a diferença de conjuntos, e o próximo o produto cartesiano. As demais seções são compostas respectivamente por relações binárias e de equivalência, relações de ordem, elementos notáveis de um conjunto ordenado. Os capítulos treze, quatorze e quinze estão relacionados a funções e a penúltima seção se refere aos conjuntos equiponentes.
2 CONJUNTOS E ELEMENTOS
2.1 Conceito de conjuntos e elementos
Conjunto na definição matemática é o mesmo que agrupamento, sistema. Um conjunto é uma coleção de zero ou mais objetos distintos, chamados elementos do conjunto, os quais não possuem qualquer ordem associada. Podemos citar alguns