Conjuntos
Conteúdo: Conjuntos
A noção de conjunto A noção de conjunto é bastante simples e fundamental na Matemática, pois a partir dela podem ser expressos os conceitos matemáticos. Um conjunto é formado por elementos. Um objeto a qualquer pode ou não ser elemento de um determinado conjunto A. Quando for, dizemos que a A, em caso contrário dizemos que a A. Um conjunto é uma coleção qualquer de objetos. Por exemplo: Conjunto dos estados da região Sudeste do Brasil:
S = {São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo} Conjunto dos números primos:
B = {2, 3, 5, 7, 11, 13, ...}
Descrição de um conjunto
Conjunto Unitário – é o conjunto que possui um único elemento.
Conjunto Vazio – é aquele que não possui elemento algum. O símbolo usual para o conjunto vazio é .
Conjunto Universo – é o conjunto ao qual pertencem todos os elementos utilizados em determinado assunto.
Conjuntos iguais Dois conjuntos A e B são considerados iguais quando todo elemento de A pertence a B e, reciprocamente, todo elemento de B pertence a A. em símbolos:
A = B ( x) (x A x B)
A relação de Inclusão Sejam A e B conjuntos. Se todo elemento de A for também elemento de B, diz-se que A é um subconjunto de B, que A está contido em B, ou que A é parte de B. Indicado por A B. Quando A não é um subconjunto de B, escreve-se A B. Isto significa que nem todo elemento de A pertence a B. Há duas inclusões extremas: - A A, pois é claro que todo elemento de A pertence a A. - A, qualquer que seja o conjunto A.
Diferença de Conjuntos Dados dois conjuntos A e B, chama-se diferença entre A e B o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B.
A – B = {x/x A e x B}
Complementar de um conjunto Uma vez fixado U, todos os elementos a serem considerados, pertencerão a U e todos os conjuntos serão subconjuntos de U. Então, dado um conjunto A (isto é, um subconjunto de U), chama-se complementar de A o conjunto AC formado pelos elementos de