Conhecimentos
Metodologia de Pesquisa
RIO DE JANEIRO
Março de 2012
O respectivo ensaio nos ajudará a compreender o significado, as dimensões, possibilidades e as contradições do conhecimento científico, pois iremos explicar essa “relação” que existe entre o conhecimento e a ciência. Através desta análise sobre o tema "A Natureza do Conhecimento científico” que tem por objetivo oferecer alguns elementos para o entendimento da definição do que é o conhecimento científico, elementos que estão interligados ao saber, ao conhecimento ou epistemologia, a ciência e ao nosso senso comum, até chegarmos a uma ideia clara que o autor está definindo nos textos, o conhecimento cientifico (Pedro Don) e no da Teoria do Conhecimento (Van de Langemaat), e também em outros artigos específicos sobre o tema.
Segundo Miguel Reale (obra "Filosofia do Direito”), o conhecimento é uma conquista, uma apreensão espiritual de algo e qualquer trabalho cientificam está subordinado sempre a um esforço de apreensão do real. O conhecimento cientifico busca identificar as relações com o conhecimento, entender a razão comum em alguns casos e deixa de ser compreendido como a busca do bem e da verdade, baseado na razão. Em, Reale podemos ainda, perceber a noção de que o conhecimento pode ser classificado como vulgar e cientifico, ou seja, o primeiro deixa uma impressão do que temos de algo; já o segundo é o conhecimento analisado daquilo que temos com certeza, respectivamente.
Há muitos anos atrás a ciência moderna começou a criar procedimentos, e técnicas para definir e explicar o conhecimento num saber ativo, isto é, que não se limita a contemplar a natureza, mas consegue até transformá-la através da técnica. Por outro lado, no contexto moderno, ao contrário do que ocorreu até a Idade Média, o conhecimento passa a ser fragmentado em ciências particulares, produzindo uma visão