Conhecimentos
Hoje, no ambiente empresarial, o termo gestão por competência é bastante usado. Trata-se de um conjunto de ferramentas que, reunidas, formam uma metodologia de apoio á gestão de pessoas. As informações geradas pelo modelo são o grande diferencial nas decisões e questões relativas ao capital intelectual. O que antes era de responsabilidade da área de Recursos Humanos, partir desse modelo passa a ser responsabilidade coletiva e institucional. Além de ser um projeto altamente participativo, traz como resultado a integração entre as diversas funções de Recursos Humanos, que, antes funcionava de modo isolado. Onde o modelo de gestão está sendo instalada, a área de Recursos Humanos tem alcançado uma incrível visibilidade e prestígio. É ela que orienta, assessora e dá suporte a todas as outras.
Alem do conhecimento do potencial das pessoas e da possibilidade de formar uma equipe imbatível de talentos, os processos seletivos internos poderão ser realizada como forma de valorizar a prata casa. Tais iniciativas elevam o moral das pessoas, elevando a motivação e instigando a satisfação no trabalho. Equipes competentes, felizes e produtivas fazem a diferença e geram resultados inimagináveis.
O desenvolvimento organizacional foi um modelo dos mais significativos e fez com que os dirigentes repensassem suas empresas, dando um salto qualitativo em sua maneira de gerenciar pessoas.
Desenvolvimento organizacional, qualidade total e reengenharia certamente foram os mais importantes movimentos brasileiros das ultimas décadas, que influenciaram as praticas de gestão, principalmente na área de Recursos Humanos.
As inovações no campo da tecnologia acontecem de forma mais acelerada do que as que estão no âmbito da gestão de pessoas. Métodos e praticas da era pós- industrial ainda fazem parte do cotidiano de muitas das empresas brasileiras. Enquanto nosso mercado esteve fechado, tínhamos justificava para sua manutenção. Afinal, o acesso a