Conhecimentos atuais sobre os processos de aprendizagem e suas implicações para a escola
Com o crescimento do mundo moderno, houveram muitos avanços na área da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Um dos motivos que explica este avanço é o fato de que a aprendizagem é nutrida de diversas áreas que estão interligadas e trabalham juntas.
Antropologia e a história escrita
Em um primeiro momento, há o surgimento da escrita mesopotâmica, composta principalmente por ideogramas que registravam animais, plantas, utensílios e personagens. Com o passar do tempo estas foram sendo insuficientes então aos poucos esses elementos foram perdendo a característica de fotografia do objeto e foram se tornando um agrupamento de variáveis que exigia um nível de abstração cognitiva superior ao anterior. A fonetização da escrita mais abstrata por ser mais distante das coisas da realidade, abriu uma perspectiva muito grande de progresso e superação da memória. Vejamos também outro aspecto da escrita, o poder que ela representa. A leitura e a escrita são instrumentos de poder e que muito cedo na nossa sociedade perpetuou-se.
Outro elemento que a historia trás é a constatação de que a escrita não foi desenvolvida em pouco tempo, ela se consolidou aos poucos durante um longo período de tempo que vem se construindo até os dias de hoje, a leitura silenciosa só aparece no séc. XIII até então a leitura sempre fora de decifração oral, falada e dita. Com o surgimento da leitura silenciosa abrem-se grandes possibilidades de reflexão introspectiva e profunda.
A psicologia
A psicologia vem trazendo também elementos importantes para o entendimento da leitura e da escrita. É levado em conta, neste âmbito, que a diversidade dos povos e culturas interferem na aprendizagem e esta está sendo estudado pela psicologia nos dias de hoje e é considerada um dos fatores principais da aprendizagem. Perguntamos-nos “por que algumas crianças demoram mais para aprender e outras demoram menos?” há uma